Fuste de planta de cedro de 6 anosPlantio de cedro australiano de 4 meses
Plantio de cedro australiano de 1 anoPlantio de cedro australiano de 3 anos
Plantio de cedro australiano de 4 anosPlantio de cedro australiano de 5 anos
Plantio de cedro australiano de 6 anosConsórcio de cedro australiano sombreando café
Café, cedro australiano e eucaliptoToras de cedro australiano de 18 anos de idade

reflorestamento com cedro australiano

A Bela Vista Florestal investe no plantio de Cedro Australiano desde 2004, no município de Campo Belo – Sudoeste de MG. Em 2013 se inicia um plantio irrigado no município de João Pinheiro/MG, em sociedade com a empresa Natureza Reflorestamentos S/A.

Informações sobre a cultura:

Os principais fatores a serem levados em conta no cultivo do Cedro Australiano são fertilidade do solo e regime pluviométrico. A qualidade das mudas de Cedro Australiano também é muito importante.

O Cedro Australiano se desenvolve melhor em solos aluviais, próximos de rios e ao pé de encostas, com boa drenagem, profundos e eutróficos. São popularmente conhecidos como "terra de cultura". Tanto mudas de Cedro Australiano como plantas adultas não suportam solos com impedimento físico, como cascalho, nem mal drenados, o que acarreta morte por encharcamento das raízes.

As mudas de Cedro Australiano apresentam bom crescimento em regiões com regime pluviométrico acima de 1.400 mm/ano, com 2 a 6 meses de estiagem, assim como as plantas adultas.

Tem ocorrência natural em regiões de 50 a 1.500 m de altitude e tolera geadas leves de curta duração. Altitude e temperatura não são, portanto, os principais fatores limitantes.

Indicamos o plantio das mudas de Cedro Australiano clonado no espaçamento 3,5 x 3,5 m. Assim tem-se 816 plantas por hectare. São necessários desbastes. O primeiro, logo aos 2 anos, quando são removidas de forma seletiva 200 plantas. O segundo aos 8 anos, quando são removidas de forma sistemática 300 plantas, as 300 restantes são poupadas para o corte raso a partir dos 15 anos.

A madeira do segundo desbaste pode ser aproveitada para usos diferenciados como fabricação de móveis. As árvores remanescentes, mais espaçadas, apresentarão ganho em diâmetro.

A forma de preparo do solo, plantio das mudas de Cedro Australiano, adubações, combate às principais pragas, manejo e condução da floresta estão detalhadamente explicadas e ilustradas em uma apostila preparada pela Bela Vista Florestal, que faz parte de nosso "Pacote Tecnológico". O material está disponível no site da Bela Vista Florestal, e é atualizado anualmente.






Bela Vista Florestal