skip to Main Content

BELA VISTA VAI AO MERCADO COMPRAR TORAS DE CEDRO AUSTRALIANO

As áreas de floresta própria que estão em ponto de corte não são suficientes para abastecimento e os plantios da empresa se intensificaram depois de 2010.
Por: Painel Florestal

Com um trabalho focado na espécie do cedro australiano desde 2002, a Bela Vista Florestal, empresa localizada em Campo Belo, no sul de Minas Gerais, montou no fim de 2013 uma serraria para processar a madeira de desbaste, com idade entre 8 e 10 anos.

Apesar de ter uma estrutura enxuta, com capacidade de processar 100m3/mês, as áreas de floresta própria que estão em ponto de corte não são suficientes para abastecimento, pois os plantios da empresa se intensificaram depois de 2010.

A solução encontrada foi ir ao mercado e a empresa está comprando cerca de 60m3 de toras por mês. Já foram adquiridos lotes de madeira no sul do Estado e na região serrana do Espírito Santo. Apesar do custo logístico, alguns caminhões andaram mais de 700 km com a madeira sem comprometer a viabilidade do negócio.

Toras de cedro australiano

Toras de cedro australiano


Madeira nobre serrada

Madeira nobre serrada

A madeira serrada é vendida em pranchas ou tábuas, ou transformada em lambris. No mercado, os clientes são os tradicionais compradores do cedro brasileiro, que se encontra cada vez mais caro e escasso. A Bela Vista negocia com empresas de esquadrias, portas, movelarias, laminadoras e revendedores de madeira. Muitos negócios não se concretizam pela falta de madeira. Algumas indústrias consomem mais de 1.000m3 de madeira serrada por mês, e a serraria não consegue atender.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back To Top